terça-feira, 15 de novembro de 2011

Muita Alma Nessa Hora

Sim, eu disse ALMA e não CALMA... Porque eu vou falar de Soul Music do século XXI.

Quando eu falo sobre uma britânica de vozeirão, cantora de Soul, eu sei bem em quem vem à mente...


Mas... não, (ainda) não vou falar sobre a Amy Winehouse. Esse post é sobre a menina boazinha do soul contemporâneo, ninguém menos que ela, linda e loira...


Joss Stone.

Bem, pra começo de conversa, Joss Stone é o nome artístico de Joscelyn Eve Stoker, originária de Dover (Inglaterra) e que cresceu ouvindo música de qualidade como Aretha Franklin e Donna Summer, conhecidas de quem curte música negra americana - o primordial da Soul Music.
O primeiro álbum de Joss foi The Soul Sessions (2003), carregado de covers de soul pouco conhecidos. No entanto, o primeiro hit dela foi "Fell In Love With A Boy", adaptação de "Fell In Love With A Girl", do White Stripes, uma banda de rock estadunidense.



O segundo single dela, "Super Duper Love", foi uma regravação de uma música do cantor Willie "Sugar Billy" Garner, e estourou no mundo todo, entrando até na trilha sonora do filme "Bridget Jones: No limite da razão".

Seguindo o sucesso emergente da cantora, veio "Mind, Body And Soul"  (2004), com músicas originais -embora sempre mantendo a sonoridade funky-soul - como "You Had me", "Don't Cha Wanna Ride" e a lenta, mas mesmo assim emocionante, "Spoiled".

Em Fevereiro de 2005, Joss ganhou dois prêmios do Brit Awards, a maior premiação da música britânica e uma das mais respeitadas do mundo -"Artista Solo Feminina Britânica" e "Artista Britânica de Música Urbana" - e concorreu à três Grammys (a maior premiação mundial de música) -"Melhor Artista Revelação", "Melhor Performance Vocal Feminina de Pop" por "You Had Me" e "Melhor Álbum Vocal de Pop" por Mind, Body & Soul.

Em 2007, veio o terceiro álbum, ainda com uma pegada funky, mas com influências perceptíveis de Pop, assim como a mudança de visual. O primeiro single foi "Tell Me 'Bout It", sutilmente abusada, seguida por "Tell Me What We're Gonna Do", em parceria com o rapper Common.



O álbum "Colour me free" (2009) não teve muita repercussão na mídia especializada, apesar de ter sido um sucesso de crítica. Desse álbum, não há nenhum single conhecido.

Em 2011, foi lançado o LP1, após sua saída da gravadora EMI e a empreitada de abrir sua própria gravadora, a Stone'D. O Single lançado para o álbum foi "Karma", embora houvesse especulações de que "Back In Style" entraria no álbum. Joss também integra o projeto "SuperHeavy", com Mick Jagger, David Stewart, J.R. Rahman (responsável pela trilha sonora de "Quem Quer Ser Um Milionário") e Damien Marley. Voltou, também, ao antigo estilo das madeixas loiras e veio ao Brasil no último Rock in Rio no palco Sunset. Definitivamente, Joss Stone é uma artista que merece aclamação mundial.

0 comentários: