sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Quieto de Liverpool

Fevereiro parece um mês propenso ao nascimento de lendas do rock, e esse caso não é uma exceção.

O undécimo melhor guitarrista de todos os tempos segundo a revista Rolling StoneUm brilhante compositor escondido, um gênio envolto pelas sombras da faiscante dupla Lennon/McCartney sob os holofotes, George Harrison completaria 69 anos neste 25 de Fevereiro.

Harrison é responsável por sucessos como "Something", "Here Comes The Sun" e "While My Guitar Gently Weeps". Ficamos aqui com a épica "Here Comes The Sun".

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O Cheiro do Espírito Jovem

No dia 20 de Fevereiro de 1967, em Aberdeen, Washington, nascia um dos maiores ícones do rock já conhecidos em toda a história da música.
Ele foi uma criança feliz, mas o divórcio dos pais disturbiou sua mente, tornando-o desafiador e recluso. As trevas que invadiam sua mente se aumentaram ainda mais ao presenciar os abusos que sua mãe sofria do novo namorado.
Tornou-se um adolescente incompreendido e mal-interpretado, cometia atos de vandalismo, assistia à shows de punk rock, largou os estudos duas semanas antes de sua formatura do Ensino Médio - o que teve como consequência mais tarde a expulsão de casa por sua mãe.
Ele preferiu uma guitarra à uma bicicleta, e essa foi a decisão mais inteligente de toda a sua breve vida. Seu segundo álbum com sua banda, lançado em 1991, até hoje é conhecido como um clássico do Rock e respeitado como tal.
Foi, mesmo à contragosto, a voz de uma geração inconformada com o excesso de imagem e a falta de mensagem da indústria musical. Era mais do que um rosto bonito e uma alma perturbada, era um revolucionário que queria apenas dizer o que precisava ser dito, mesmo que fosse obscuro, cruel, doentio e de árdua compreensão... Era o próprio cheiro do Espírito Jovem.

Kurt Donald Cobain, encontrado morto em 5 de abril de 1994, merece, sim, cada homenagem que lhe é prestada nesse dia, no qual completaria 45 anos. Sua vida foi tirada por suas próprias perturbações, mas sua música continuará perpetuando nos corações e exalando o cheiro do Espírito Jovem, seja este qual for.

E nesse post não será incluída "Smells Like Teen Spirit", a grande aclamação de Kurt; mas, sim, "You Know You're Right", lançada em 2002 como um último adeus ao último grande homem do Rock.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um fim de semana e tanto...


Vampire Weekend é uma banda bem interessante para quem gosta de se aventurar em sonoridades inconvencionais. Da primeira vez que "A Punk"(do álbum homônimo à banda) passou por entre os meus ouvidos, lembro de ter dito algo como "é agressivo... transgressor... desorganizado... gostei".

Essas são as características mais evidentes do som do quarteto nova iorquino, mas também percebe-se grandes influências da música africana pelo uso da percussão destacada, do ska evidenciado pelos ataques rápidos da guitarra e um punk rasgado no vocal de Ezra Koenig (também responsável pelo nome da banda, oriundo do título de um curta-metragem feito por ele em 2005).

Além do Ezra Koenig no vocal e guitarra, a banda também conta com Rostam Batmanglij (teclados, guitarra e backing vocal), Chris Baio (baixo e backing vocal) e Chris Tomson (bateria e percussão). Tanto o primeiro álbum ("Vampire Weekend" - 2008) quanto o segundo ("Contra" - 2010) conseguem ter músicas bem distintas entre si, não estabelecendo uma linha de produção rítmica e melódica além de suas influências sonoras marcantes, o que resulta em um som descontraído e até mesmo dançante.

Mas, como vampiros não podem ter contato com a luz do Sol, o Vampire Weekend ainda não é conhecido da grande mídia especializada; apesar de já ter estado no Brasil em 2011. Então... se você quer um pouco de animação nas suas caixas de som, curta um bom Vampire Weekend e tire todo o espírito de segunda-feira de dentro de você!